Música: o efeito das músicas para as crianças

Tempo de leitura: 2 minutos

Estudar Música É Bom Para Os Pequenos.

Crianças que estudam música têm muitos benefícios em relação ao desenvolvimento da linguagem, aumenta a capacidade de comunicação, atenção, memória, leitura e o desempenho acadêmico além de enriquecer as funções celebrais. Funções estas que foram monitoradas por meio de eletrodos e outras máquinas responsáveis por identificar o melhor processamento do som e da fala entre aqueles que estudam música. “É uma espécie de aprimoramento na decodificação do som, que vai melhorar a percepção, compreensão e imersão nesse som, que pode ser a própria explicação do professor”, diz a neurocientista Nina Kraus. Segundo ela, alguns dos principais elementos da música, como o timbre, o tempo e o tom, foram fundamentais para essas crianças, que através de sua pesquisa, foram submetidas a introdução da música no currículo escolar, logo no primeiro ciclo. Desenvolveram, mais rápido, habilidades de leitura, interpretação de texto e comunicação.

Fazer música exercita essa memória. Para afinar um instrumento, por exemplo, é preciso lembrar o som da nota. Para improvisar, é preciso lembrar do tema e do ritmo. Para aprender uma música ‘de ouvido’ é preciso exercitar essa memória que lida com a sequência”, diz.

Ao contrário de outros estudos que buscam compreender as reações instantâneas da música no cérebro, a pesquisa de Kraus é focada no longo prazo, pois pretende analisar o impacto neurológico da escola e do aprendizado da música em espaços coletivos, para considerar justamente a relação entre a colaboração dos alunos e como isso pode enriquecer as funções cerebrais. Funções estas que foram monitoradas por meio de eletrodos e outras máquinas responsáveis por identificar o melhor processamento do som e da fala entre aqueles que estudam música. “É uma espécie de aprimoramento na decodificação do som, que vai melhorar a percepção, compreensão e imersão nesse som, que pode ser a própria explicação do professor”, explica a pesquisadora.

Diminuir a diferença que existe no aprendizado das crianças que estudam em escolas públicas e privadas. Para a pesquisadora, no futuro, o vácuo que existe na vida acadêmica de pessoas de baixa renda e de pessoas ricas, pode ser diminuído pois o ensino de música melhora o aprendizado desses alunos tornando-os pessoas mais “engajadas, comunicativas e prontas para trabalhar em grupo para alcançar seus objetivos”.

Ao que tudo indica, ouvir uma boa música, não somente é prazeroso e sensibiliza os sentidos, acalmando, ninando e divertindo nossos pequenos, mas como se não bastasse esse monte de coisa boa, elas também podem ser úteis para melhorar a vida das crianças na escola.

Sobre Rodolfo

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *