Como transmitir valores para as crianças

Tempo de leitura: 2 minutos

Como Transmitir Valores Para Os Pequenos.

Desde que mundo é mundo, já sabemos que não adianta mostrar uma garrafa de água para a criança e pedir para beber porque vai lhe fazer bem, enquanto se toma uma garrafa de refrigerante bem na sua frente. O Exemplo! Só ele, vai nos assegurar uma ferramenta segura de transmissão de nossos valores, pois, como pais, mães, familiares, educadores, enfim, toda a comunidade que envolve o desenvolvimento de uma criança, será corresponsável por esta formação no caráter através dos valores vivenciados, exemplificados e não só verbalizados e ainda pior, em contrapartida, sendo demonstrados por reações contrárias ao que se pede deles. Os hábitos saudáveis incutem-se desde a mais tenra idade. Bons hábitos de saúde como uma alimentação apropriada, uma higiene cuidada, o repouso necessário e um bem-estar emocional e social, vão refletir em todas as dimensões da vida dos Pequenos.

A escola tem um papel muito importante para reforçar os comportamentos voluntários e promotores de desenvolvimento integral, que envolva um estado de completo desenvolvimento físico, mental e bem-estar social da criança. É imprescindível trabalhar em conjunto com as famílias, para que haja uma coerência de informação e de hábitos, para que as mudanças possam acontecer e permanecer. Tudo retoma a questão do exemplo. Assumir a responsabilidade pelas nossas decisões e ter o conhecimento suficiente para fazer escolhas inteligentes, de forma a sustentar nossas ações em coerência com o que queremos para eles ao longo da vida, é a melhor forma de passar e solidificar valores altruístas que possibilitarão um desenvolvimento autônomo em busca da felicidade. Os interesses e as necessidades que nos movem para nossos projetos devem ser espelho para que eles reflitam ao longo de nossa jornada, quem somos para que através da escolha futura de nossas crianças, tenham herdado algo útil e valoroso como direção segura.

Já diz o ditado: de pequenino se torce o pepino. Dar importância às suas conquistas e disciplinar a forma de buscá-las sendo respeitoso, ético com os semelhantes, pode ser tarefa para começar ainda nos primeiros passos, afinal, não se ensina que, o meu direito começa onde o do outro termina? Em relação ao convívio entre irmãos, mesmo ainda pequenos, apenas quando os filhos têm noção que a família pode fazer escolhas necessárias, que eles a princípio possam não concordar, mas com o exemplo da aceitação pelos mais velhos, já com os valores éticos mais solidificados, será possível obter a compreensão dos mais pequenos. Novamente, o Exemplo.

Sobre Rodolfo

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *